Vegan

SÍNDROME DA IMPOSTORA: NINGUÉM MERECE

cosméticos que não testam em animais

Vivemos em um mundo onde as cobranças por resultados são cada vez maiores e permanentes. Isso por si só aumentaria muito a ansiedade e o desgaste emocional em qualquer pessoa. Imagine em alguém que cresceu com uma forte insegurança?

A consciência de nossa identidade começa a ser construída ainda quando somos muito pequenos. Se uma criança é reforçada quando faz algo que merece crédito, começa a desenvolver a sensação de segurança e confiança em si mesma.

No entanto quando a criança é sistematicamente comparada a outras e escuta todo o tempo que faz tudo errado poderá desenvolver uma insegurança muito grande e na fase adulta será uma forte candidata à “Síndrome da Impostora”: a pessoa não acredita na sua capacidade e competência, comparando-se a outros indivíduos e passando a s e autossabotar se estiver prestes a conquistar algo.

Não. Ninguém que tenha valor merece acreditar que não é capaz de alcançar realizações e conquistas. Puxar o próprio tapete é uma sabotagem contra si mesmo. Por que alguém faria isso? Por repetição. A pessoa reproduz consigo o que foi feito com ela. Por não ter sido estimulada a se desenvolver e nem ser reconhecida qu ando tentava fazer algo. Mas a crítica estava sempre ali: “você não faz nada certo”. O peso das palavras deixam marcas profundas.

Se a pessoa cresce acreditando nessa voz repleta de censura que é internalizada será atormentada pela sensação de ser uma fraude, caso se aproxime de conseguir obter alguma realização. E antes de tocar o sucesso, a sombra do fracasso entrará em cena.

Mas o que fazer para sair desse ciclo vicioso? Quando a qualidade de vida está comprometida o caminho é procurar a ajuda de um profissional. O suporte terapêutico é fundamental para ressignificar as questões dolorosas e mal resolvidas e dar a elas outro sentido. E então superá-las.

A história de todo ser humano ganha vida quando a pessoa entende que é o principal personagem dela. E a pele também refletirá o brilho desse empoderamento: o autocuidado é libertador.

MOONGLOW: porque quem cuida da própria pele, entendeu tudo.