Antes de abordar especificamente o envelhecimento do rosto, seria importante ressaltar que a pele é o maior órgão do corpo humano e por ser a primeira barreira de contato com o ambiente externo torna-se o principal alvo dos sinais de idade. Em especial a pele do rosto.
Existem dois tipos de envelhecimento facial. O primeiro, mais suave, lento e gradual, é decorrente da idade e acontece naturalmente na pele e em outros órgãos do corpo. O outro, mais intenso e perceptível ocorre devido a alguns fatores como a exposição à radiação ultravioleta, estresse, ingestão de álcool e tabagismo. No entanto, os dois tipos de envelhecimento são responsáveis pela formação de rugas, linhas de expressão, manchas, engrossamento e flacidez. Além de casos mais graves, como o câncer de pele.
O aumento da flacidez da face e do pescoço estão diretamente relacionados ao processo do envelhecimento. A formação de colágeno diminui, além do desgaste das fibras já existentes. A elasticidade da pele também é reduzida pela destruição dessas fibras, causada principalmente pelos danos acumulativos da exposição ao sol. A falta de sustentação aumenta ainda mais a flacidez no rosto, na região do queixo e pescoço.
Em suma , existem três fatores que contribuem para o envelhecimento no rosto: perda de massa e força muscular, perda de gordura e perda óssea.
QUAIS SÃO OS SINAIS DO ENVELHECIMENTO DO ROSTO?
As rugas e linhas de expressão são os sinais clássicos do envelhecimento facial. No entanto, há outros que devem ser observados.
PERDA DO VOLUME FACIAL: com o envelhecimento é comum perder também os compartimentos de gordura da pele, afetando o volume facial. Essa perda de gordura na face também pode levar ao aparecimento de mais rugas. A pele não tem capacidade para se retrair. As rugas podem aparecer ou ficar ainda mais pronunciadas se já existiam.
OLHEIRAS: a área ao redor dos olhos é mais fina e por isso pode entregar a nossa idade com facilidade. E a principal alteração que surge nessa região e envelhece a pele, antes mesmo da formação das rugas, são as olheiras. Elas são causadas por uma série de motivos, incluindo fatores estruturais, vasculares e pigmentares.
TEXTURA: ao longo dos anos a pele pode perder a hidratação. Isso afeta o brilho, o viço e a vitalidade.
MANCHAS: a exposição excessiva ao sol, sem a adequada proteção, pode levar ao surgimento de manchas escuras, assim como as alterações hormonais, propiciando um aspecto envelhecido às pessoas.
RUGAS E LINHAS DE EXPRESSÃO: a perda natural de colágeno, gordura, elastina e ácido hialurônico causa o aparecimento de rugas e linhas de expressão como os pés de galinha, na região ao redor dos olhos, e o bigode chinês, da boca.
QUAL A IDADE QUE O ROSTO COMEÇA A ENVELHECER?
Ainda que cada indivíduo possua características muito particulares, é possível afirmar que por volta dos 25 – 30 anos de idade começam a ficar aparentes os primeiros sinais de envelhecimento. Primeiro surgem as linhas finas de expressão, e posteriormente, as rugas aparecem, assim como a perda de volume facial e de densidade passam a ser visíveis.
COMO RETARDAR O ENVELHECIMENTO DO ROSTO?
Envelhecer é um processo natural. No entanto, existem alguns cuidados que podemos adotar na rotina de skincare. Essas medidas auxiliam a manter uma aparência mais jovem, além de retardar esse processo.
LIMPEZA DA PELE: uma pele saudável começa no cuidado em mantê-la limpa. Aplique o limpador da MOONGLOW duas vezes ao dia.
HIDRATAÇÃO: manter a pele hidratada permite que ela permaneça lisa e macia por mais tempo. Aplique o hidratante da MOONGLOW duas vezes ao dia.
PROTETOR SOLAR: não adianta fechar os olhos para o fato de que a exposição ao sol sem proteção causa danos à pele. Use protetor solar. E sua pele irá agradecer com mais jovialidade.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: cuide da sua alimentação. Prefira os alimentos ricos em antioxidantes (peixes, castanhas, frutas, vegetais). Evite os ultraprocessados, açúcares e gorduras saturadas.
EXERCÍCIOS FACIAIS: exercitar os músculos da face pode ajudar a tonificar a pele dessa região. Como? Levantar as sobrancelhas, sorrir de forma exagerada, franzir a testa são movimentos que podem ser repetidos regularmente.
TRATAMENTOS ESTÉTICOS: quando indicados por um profissional qualificado, são um excelente recurso para retardar o envelhecimento da pele.
O QUE ACELERA ESSE PROCESSO?
De forma geral hábitos nocivos como exposição excessiva ao sol sem proteção, tabagismo, dieta inflamatória, pobre em nutrientes, aceleram o processo natural do envelhecimento.